shopping_cart 0 Itens no carrinho

Manutenção e sua contribuição na crise

Em tempos de crise onde a situação econômica do país está bem difícil e com perspectivas de grande instabilidade até meados de 2016, uma das principais medidas adotadas de imediato pelas empresas é o corte dos seus custos, quer seja por meio de corte de investimentos, diminuição dos volumes de produção, cortes de treinamentos e inclusive o que menos se espera que é por meio das demissões. Essa premissa é comum pois em situações de crise, a área de custos de uma empresa torna-se um fator crítico do negócio, que pode garantir ou não sua sobrevivência no mercado. Um mercado que se torna hostil devido aos preços que precisa praticar, suas demandas em baixa, além de suas necessidades como todos em baixar seus custos. Na contramão dessa crise podemos criar oportunidades para se ganhar espaço frente aos concorrentes através de iniciativas e pró atividade de seus funcionários em buscar saídas inteligentes.

 

Nesse cenário de dificuldades vamos tentar entender e sugerir como a área de Manutenção pode se antecipar e mostrar que pode propor ações que venham a melhorar os processos de produção mesmo com restrição de gastos para efetuar esses trabalhos.

 

Por iniciativa da Gestão é preciso se antecipar e mostrar empenho, disponibilidade e se oferecer para fazer algo, modificar, melhorar ou criar alterações a baixo custo identificando e criando alternativas que possam melhorar o desempenho das máquinas e equipamentos e como consequência possibilitando um a maior eficiência e confiabilidade nos ativos da empresa.

 

Passei por vários momentos de crise nas empresas onde trabalhei e sabemos que os cortes começam até com o famoso cafezinho e o chocolate, horas extras nem pensar e pedir um aumento então passa a ser um crime. Na Manutenção não é diferente e acredito que ainda pior, então podemos citar o corte de aquisição de peças e componentes para melhorias, ferramentas, os investimentos são suspensos e o pedido básico da gerência é “cortar gastos a todo custo”.

 

Sugestões de iniciativas da Manutenção:

 

  • Abrir grupos de melhorias identificando junto à Produção e dados do PCM, as máquinas e equipamentos mais deficientes;

  • Levantar junto à gerência a possibilidade de uso de um mínimo do orçamento para os trabalhos em conjunto com a utilização de recursos internos (estoque, retrabalho de peças e possível fabricação interna);

  • Fazer um trabalho em conjunto com alguns fornecedores de peças e componentes na busca por inovação e preços competitivos no intuito de baixar custos e elevar o desempenho de máquinas e equipamentos;

  • Intensificar os trabalhos em grupo de análise de falhas buscando eliminar os excessos de paradas em eventos ou em excesso de horas de manutenção corretiva;

  • Revisar todos os procedimentos de Manutenção buscando melhorar os métodos e processos de todas as atividades do setor aumentando sua eficiência nas suas intervenções;

  • Se não tem, criar um plano de melhorias baseado em sugestões entre as áreas de Manutenção, Produção, Qualidade e Processos com foco no desempenho de máquinas e equipamentos com algum tipo de premiação, isso funciona pode acreditar.

 

São algumas sugestões de ações que se bem trabalhadas em conjunto com diversas áreas com certeza trarão ótimos resultados, basta querer e motivar suas equipes a trabalharem juntas nesses momentos onde a criatividade, inovação e pró atividade fazem uma grande diferença, e então vamos trabalhar essa ideia?

Confira também:

A iluminação ideal para cada tipo de ambiente

Cerca em Eucalipto Auto Clavado

Passo-a-Passo para a compra ideal do Ar Condicionado